Mostra Bio-fiction - Tropixel Labs

Realizada originalmente em 2014 na Áustria, a segunda edição da mostra Bio-fiction de filmes de arte-ciência explora "o campo emergente da biologia sintética a partir de diferentes perspectivas disciplinares incluindo a ciência e engenharia, os estudos culturais, a biologia amadora, e os campos de videomakers, artistas e designers". Foi trazida à programação do festival Tropixel Labs em Ubatuba por Karla Brunet, integrante da rede Tropixel e professora no IHAC/UFBA.

A mostra Bio-fiction no Tropixel Labs teve duas partes. A primeira aconteceu na quinta-feira, no Jardim Cultural, durante a abertura do festival, seguida de debate entre Karla Brunet e a pesquisadora catalã Laia Barres. A segunda parte da mostra teve lugar no Hostel Na Praia, na sexta-feira dia 23.

O público da mostra teve a oportunidade de assistir a uma seleção de produções que propõem questionamentos importantes a respeito do sentido e dos impactos do desenvolvimento científico nos dias atuais - em particular sua relação profunda com o capitalismo contemporâneo, bem como impasses políticos, sociais e ambientais. Alguns exemplos são o Copy & Clone; e o New Mumbai (que podem ser assistidos abaixo).

Copy & Clone (by Louis Rigaud) from BIO·FICTION on Vimeo.

New Mumbai (by Tobias Revell) from BIO·FICTION on Vimeo.

Veja também: