Jornada Outros Desenvolvimentos

Programação destinada a gerar ideias relacionadas ao desenvolvimento da cidade de Ubatuba.

23/10 - 14h às 21h - Auditório Etec/Unitau (Av Castro Alves, 392 - Itaguá - mapa)

Contexto

A cidade de Ubatuba tem características peculiares. A grande proporção de seu território incluída em unidades de conservação ambiental garante-lhe a reputação de recordista estadual em preservação de Mata Atlântica. Essa mesma condição, por outro lado (e felizmente), coloca-lhe o desafio de buscar vias de desenvolvimento alternativas à atração e ao incentivo de segmentos produtivos poluidores e de alto impacto ambiental. Vozes locais sugerem que a cidade deva adotar outras estratégias de desenvolvimento, com sustentabilidade social e ambiental - baseadas na produção de conhecimento, na criatividade coletiva e na inovação social, na economia solidária, no turismo cultural-ambiental em moldes sustentáveis, entre outras. Algumas questões se impõem, tais como: que estratégias mobilizar e que iniciativas apoiar nessa direção? Como dar-lhes visibilidade e viabilidade de longo prazo? Que aprendizado se pode extrair a partir dos sucessos e problemas enfrentados por localidades que vêm buscando e experimentando caminhos nesse mesmo sentido? Qual o lugar da arte, da cultura e da ciência aberta no alcance desses objetivos?

Propostas - 14h às 18h

O foco principal da Jornada Outros Desenvolvimentos é a participação do público. Serão oferecidos diversos canais (mural com post-its, recolhimento de bilhetes escritos, um formulário na web) para o recebimento de contribuições, que serão posteriormente sistematizadas e publicadas. Para alimentar o debate, convidados farão falas curtas e receberão comentários de atores locais sobre temas específicos:

  • 14h Cultura e Cidades - Ricardo Brazileiro (3Ecologias) e Mari Piazzolla;
    • Respondentes: Juan Blanco Prada (Fundart).
  • 15h30 Educação Aberta - Nelson Pretto (SBPC/NE) e Laia Barres (UFBA);
    • Respondentes: Emerson Mendonça (Escola Tancredo Neves) e Line Mayer (SME).
  • 17h Ciência, Tecnologia e Inovação - Sarita Albagli (IBICT) e Pedro Seno (SMTI);
    • Respondentes: Alvaro Gonçalves (Etec), Milena Franceschinelli (Ocupe os Conselhos Municipais).

Veja a programação detalhada na wiki.

Mostra Bio Fiction

A partir das 19h, será exibida a segunda parte da mostra Bio-fiction, seguida de debate organizado por Karla Brunet (UFBA).

Organização

Tropixel faz parte da Rede Pixelache.

Tropixel Labs é organizado pela rede Tropixel, Ubalab e plataforma Ciência Aberta Ubatuba. Faz parte da rede Pixelache.

Apoio