Ubatuba no centro do mundo

  • Posted on: qua, 09/18/2013 - 22:32
  • By: efeefe

Sábado passado fui prestigiar o lançamento da Cooperativa do Azul, formada por integrantes do Quilombo da Fazenda, na região norte de Ubatuba. Já há alguns anos acompanho curioso os desenvolvimentos por lá. Tive a oportunidade de conhecer algumas pessoas envolvidas, e fiquei tocado com cada uma delas. Se aquela tarde fosse dedicada somente ao lançamento da Cooperativa, já seria assunto suficiente. Mas havia muito mais.

Outro assunto da tarde era a presença ilustre do professor Paul Singer, que hoje ocupa a Secretaria Nacional de Economia Solidária, além de acumular décadas dedicado à difícil tarefa de construir, tijolo a tijolo, um mundo melhor. Ele estava ali, como eu comentei ontem à tarde na Gaivota FM, cumprindo um papel duplo. O primeiro, e mais importante, era inspirar as pessoas a tomarem nas mãos seu próprio destino, e acreditarem que existem maneiras factíveis de mudar a realidade em que vivem. O segundo era, representando a Secretaria que coordena, assinar termos de cooperação com a cidade de Ubatuba, representativos de um imenso potencial de desenvolvimento econômico inclusivo e solidário nessa cidade cercada de natureza, populações tradicionais e futuros promissores.

Não vou narrar tudo que aconteceu após o (delicioso) almoço servido pela comunidade do Quilombo da Fazenda. Quero só compartilhar a sensação que ficou depois, enquanto percorria a estrada de volta ao Perequê-Açu. Uma amiga que me acompanhava comentou que parecia estar saindo de um sonho, de uma realidade paralela. Eu pensei um pouco, e a mim parecia que era um daqueles momentos em que Ubatuba está no centro do mundo.

P.S.: o mínimo que quero fazer depois daquele sábado mágico é me esforçar para que, durante o Tropixel, Ubatuba se torne por mais alguns instantes o centro do mundo. Pela quantidade e diversidade de propostas que recebemos, e pelo perfil das pessoas cuja presença já estamos confirmando, Ubatuba vai ser o centro do universo entre 21 e 25 de outubro deste ano. Espero todo mundo por aqui!